A Ponta do Papagaio
Desde 1502 quando a expedição de André Gonçalves aportou na baia da Ponta do Papagaio, seus visitantes são encantados pela sua beleza natural. Nas primeiras décadas do século XX, a Ponta, como é chamada pelos nativos, começou definitivamente a ser povoada, por pescadores, atraídos pela abundância de suas águas e logo depois por moradores e frequentadores sazonais.
Até a década de 40, era nítido a visualização das Ilhas do Papagaio Grande e do Papagaio Pequeno. Mais tarde com o assoreamento a antiga Ilha do Papagaio Grande juntou-se ao Continente formando na região uma espécie de Ístmo.
A bela praia da Ponta do Papagaio é ladeada pela praia do Sonho e pela praia da Pinheira. Não muito distante, encontra-se a praia da Guarda do Embaú e a praia dos Naufragados, este último ponto extremo ao sul da ilha de Florianópolis. Quem visita a região pode conhecer as diversas ilhas da região, utilizando embarcações. Pergunte por passeios náuticos na região.
Não muito raro, as águas da nossa praia, entre os meses de julho a setembro, servem de maternidade e berçário para as Baleias Francas.
A história da pousada começou no final dos anos 70, quando seus donos fixaram na Ponta do Papagaio e passaram a ampliar as instalações transformando na belíssima estrutura que é hoje: A POUSADA NOSSA CASA.